rtmp://1.6791735.fme.ustream.tv/ustreamVideo/6791735

sexta-feira, 3 de março de 2017

Quarta Feira de Cinzas (01 de março) – 1º Domingo da Quaresma (05 de março)


Tentações de Jesus e dos cristãos

Inicio da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2017 que tem como tema: “Biomas brasileiros e defesa da vida.” Iniciamos o Tempo da Quaresma colocando cinza sobre nossa cabeça como sinal de penitencia e conversão, caracterizada pelo jejum, abstinência, escuta da Palavra e oração. Na Celebração de Cinzas, prestemos atenção nas expressões que nos conduzem para a espiritualidade da quaresma: “Convertei-vos e crede no Evangelho – Lembra-te que és pó e ao pó as de voltar. O Evangelho Proclamado no 1º Domingo da Quaresma (Mateus 4,1-11) relata as tentações de Jesus. Naquele tempo Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto onde foi tentado pelo demônio. No deserto Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites. O diabo aproximou-se e disse: “Se és o Filho de D eus transforme estas pedras em pão!”Respondeu Jesus: “Não só de pão vive o homem...” Em seguida o diabo levou Jesus até a parte mais alta da cidade dizendo: ”Se és o Filho de Deus use teu poder e lança-te daqui para baixo, porque está escrito que os anjos de Deus virão te salvar!”Jesus respondeu: “Também está escrito, não tentarás o Senhor teu Deus!”O diabo insiste: “Se me adorar eu te darei todos os reinos do mundo!”Então disse Jesus: “Vai-te embora satanás.”

Jesus venceu todas as tentações do prazer, do acúmulo de bens, prestígio e poder. Faz a experiência do deserto e inicia a sua vida pública. Sabemos que as tentações estão presentes no mundo moderno. Somos tentados a buscar a satisfação imediata, o prestígio e poder. O satanás continua agindo no mundo e até conhece as Sagradas Escrituras como relata o Evangelho de hoje.

Quaresma é tempo de preparação para a Páscoa cristã. É tempo de conversão, de novas atitudes individuais e comunitárias. A Quaresma nos conduz ao deserto da nossa própria existência para que nos encontremos a sós com Deus. Nesta Quaresma queremos jejuar de palavras negativas e de pessimismo; de amarguras e falta de perdão. Nesta Quaresma queremos buscar a verdadeira reconciliação com deus e com os irmãos.


Pedro Scherer – pedroscherer@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário