rtmp://1.6791735.fme.ustream.tv/ustreamVideo/6791735

sexta-feira, 3 de março de 2017

SJP tem quatro web rádios


Web rádios usam a internet para diminuir custo de transmissão

São José dos Pinhais possui duas rádios, sendo a Rádio Mais AM 1120 e a Rádio Comunitária FM 98,3. Estas rádios ainda transmitem na internet, o que as coloca também como rádios on line. Conforme noticiamos anteriormente, estas emissoras estão se estruturando para transmitirem em sinal digital. Um dos diferenciais, além da qualidade de sinal - em que não importa se uma rádio é FM ou AM -, é a propagação de dados. Os aparelhos digitais, como o rádio de um carro, por exemplo, podem exibir os preços das ofertas anunciadas nos comerciais. A transmissão digital deve ocorrer nos próximos anos, e a regulamentação, como nas TVs digitais, é do Ministério das Comunicações. As web rádios, existem quatro em SJP, por usarem somente a internet, já são consideradas de certa forma rádios digitais.

Segundo o proprietário do periódico impresso Nosso Jornal, Niwton Geraldo, ter a Rádio Nosso Jornal é uma alternativa de menor custo em relação às emissoras AM ou FM. “Basicamente temos um bom provedor, uma boa conexão e o pagamento de espaço para deixar a programação no ar, sendo ao vivo e depois gravado”, explica Niwton Geraldo.

Apesar do custo baixo, por enquanto a transmissão é bancada pelo jornal que Niwton possui. “Ainda não há lucro, mas estamos indo passo a passo. Começamos no início de 2008. Já tivemos picos de 75 ouvintes on line. Acredito que em médio prazo este mercado terá outras rádios de web. Eu ajudei a criar algumas rádios de internet em São José dos Pinhais, como a 485, a Sertãozinho e a Evedel”, diz Niwton, que acrescenta que grande parte da programação da Rádio Nosso Jornal é formada por música MPB e sertaneja.

PautaSJP.com

NR.: Atualmente, março de 2017, a Rádio Nosso Jornal tem novo estúdio na rua Harry Feeken, 1207, no bairro Parque da Fonte.
Neste espaço, vários locutores fazem programação ao vivo, 24 horas no ar.
No ano em que completa 8 anos de existência, a Rádio Nosso Jornal tem parceria com o Jornal Cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário