rtmp://1.6791735.fme.ustream.tv/ustreamVideo/6791735

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Multas por parar em faixa de pedestre “fantasma” da BR-376 causam revolta em motoristas

Uma série de multas aplicadas em São José dos Pinhais, têm provocado a revolta de motoristas. Parar na faixa de pedestre está notificando os motoristas, embora ela esteja apagada.
Isso porque as notificações apontam como motivo para as infrações uma parada em cima de uma faixa de pedestres, mas a questão é que não há essa sinalização na BR-376. As multas vêm sendo aplicadas em um retorno da rodovia, próximo à Rua Joinville e, em apenas uma empresa, cerca de vinte pessoas foram multadas.
Radar que está multando os motoristas.
De acordo com a motorista Karimy Cristina de Queiroz, quando a multa chegou a sensação foi de surpresa.”Eu estranhei, porque simplesmente não existe uma faixa de pedestre e a multa é por isso. Aqui na minha empresa são mais de 30 pessoas lutando por isso.
Os motoristas então se mobilizaram para que o valor da multa não seja cobrado, mas tiveram ainda que provar o que, de acordo com eles, deveria ser de obrigação de quem aplica a notificação.
“Fizemos um monte de reclamação, eles se comprometeram a pintar, mas temos o trabalho de entrar com recurso para algo que não existe. O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), responsável pela multa, apenas nos disse que vão pintar as faixas, depois de provarmos com fotos, mas nenhuma resposta sobre o recurso da multa”, disse Karimy.
Renata Souza Pereira, que trabalha na mesma empresa que Karimy, levou duas multas do radar. Ela contou que os motoristas se organizaram e criam até o grupo no WhatsApp. “Estamos aguardando as respostas do Dnit. Eu levei duas multas e outros colegas foram três. Cada vez são mais e mais pessoas. Criamos até um grupo para falar sobre isso. Trabalho aqui há dois anos, nunca fui multada, mas agora mudaram este radar sem aviso prévio e estão multando por se estar em uma faixa que não existe”, criticou.
Por meio de nota, a assessoria do Dnit preferiu não entrar no mérito do questionamento dos motoristas, apenas os passou o caminho para recorrer da infração. Confira a nota na íntegra e, abaixo, uma das notificações que chegaram aos motoristas.
Lembramos que antes da multa em si, os proprietários dos veículos fotografados no auto, recebem a “Notificação de Infração” que pode ser questionada diretamente junto ao DNIT, conforme instrução na própria NI. Somente os casos em que não há qualquer contestação por parte do motorista é que resultam em Multas.
O Código de Trânsito tem normas específicas sobre faixa de pedestres, como também sobre equipamentos de controle eletrônico de velocidade que são seguidos pelo DNIT.
Ressaltamos que os usuários podem questionar a notificação recebida, diretamente ao setor de multas do DNIT e devem fazê-lo no prazo de um mês após o recebimento da notificação para evitar a multa, nos casos previstos em lei. Isso ocorre em qualquer situação de notificação de infração. Lembramos que os contatos para isso são: Fone: 0800 611 535 ; e-mail: dnit.cidadao@dnit.gov.br .
Os equipamentos eletrônicos tem o principal objetivo de ajudarem os motoristas a seguirem as normas de trânsito e assim aumentar a segurança nas vias.

(Fotos: Banda B)

Nenhum comentário:

Postar um comentário